quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Márcia!

Olá a todos!! Antes de mais preparem-se para mais um testamento (lol). Mas é um assunto importante para mim, portanto explique bem. Apesar de já ter começado há algumas semanas, só escrevi agora porque tenho andado um bocado baldas aqui com o bondinho virtual.. Mas aqui vai:

Quando cheguei vinha com uma ideia na cabeça que alguns de vocês já sabiam: aprender artesanato de bijuterias! Isto é uma coisa que eu Sempre quis aprender, e quando decidi fazer erasmus pus na cabeça que independentemente da cidade ía procurar alguém que tivesse um trabalho que eu adorasse e pedir para me ensinar.

Isto, porque todos os cursos que encontrei em Lisboa ou eram muito caros ou eram incompatíveis com a faculdade (pelos horários).E assim fiz, quando chegeuei abri logo os olhos à procura de um futuro professor. Ora, uma bela tarde estava eu a passear no calçadão com a bia e tinha-lhe estado a contar isso uns mins antes.. Quem é que eu vejo a vender no calçadão?? Uma das pessoas que eu tinha pensado pedir: uma rapariga que vendia as coisas de couro na feira hippie. Uma que eu “conheci” quando vim visitar a Ri o ano passado. Apaixonei-me pelo trabalho TODO dela e claro comprei umas quantas coisinhas. Ela trabalha principalmente com couro e pedras, mas também faz macramé, e trabalha com fio de aço e qq outra coisa que se lembrem..

Claro que assim que a vi pensei: é agora!!! Não posso perder esta oportunidade! Ora aqui a tripeira foi falar com ela.. Expliquei-lhe que estou cá a a estudar até Janeiro e q o ano passado vi as coisas dela na feira e nunca mais me esqueci pq tinha adorado, e que tinha o sonho de aprender e tal e tal.."Achas que me podes ensinar assim o básico para eu depois inventar?" Ela ao principio n estava a ser mt receptiva. Eu percebi q o grande problema dela era que achava que eu queria aprender para fazer e vender. Então n queria ter ali mais concorrência. Mas eu expliquei-lhe que gostava de aprender mas era mesmo para mim, para eu usar pq adoro aquelas coisas e gostava de fazer as minhas próprias, para além de que comprar é caro. E que gostava de aprender também para fazer os presentes dos meus amigos, família etc.. Ela disse que tinha que pensar e falar com o namorado, e que no dia seguinte eu passasse lá para conversarmos.

Assim fiz, voltei no dia seguinte (a tremer lol, só pensava se ela me ia dar uma tampa). É que era uma coisa que queria mesmo e tinha medo que ela n quisesse. Qd cheguei ela ainda estava um bocado distante, um bocado na defensiva sabem.. Dizia "ah e tal, é que sabes Sara, há coisas que eu faço q são só minhas e eu n queria passar para outros pq é o que distingue o meu trabalho. Por exemplo, a maneira como eu prendo as pedras, como eu as amarro eu só vi até hoje uma menina fazer igual aqui no Brasil. Todos fazem de uma outra maneira bem mais simples, e eu n queria deixar de ser único e de fazer um trabalho único". Estava assim com esse papo sabe. Mas eu expliquei-lhe que percebia perfeitamente isso, e que nunca lhe iria pedir para me ensinar os seus grandes segredos (lol), as coisas que a distinguiam. O que eu queria era só mesmo que me ensinasse o básico, as técnicas e truques básicos para eu a partir daí praticar e ganhar o jeito para depois inventar as minhas coisas.

Ela percebeu a msg lol. Então disse que SIM!!! Que me podia ensinar assim as técnicas para trabalhar em metal, para fazer macramé, para trabalhar em couro e fixar lá coisas, etc.. Macramé é o seguinte: estão a ver aqueles colares/pulseiras que são feitos com linhas e que costumam ter pedras assim incrustadas? Se não ponham na internet na busca de imagens.

MALTA FIXE, FIQUEI TÃO FELIZ MAS TÃO FELIZ que não imaginaM. Parecia uma criança quando voltei para casa para lhes contar o resultado da conversa. A Márcia nessa semana tinha que ir comprar material, então combinámos que eu ia com ela para comprar as minhas primeiras coisas para aprender. A sério, eu estava mm feliz!

Assim, fui com ela e com o marido (Anderson) que é também artesão para eles comprarem o material que precisavam para trabalhar, e eu para aprender hihi, regresso às aulas! Ela mostrou-me também os melhores spots para comprar coisas baratas e de qualidade. Quanto às aulas, moram em Niterói, e só vêm para o rio aos fds para vender. Então combinámos que de sexta a domingo eu podia aparecer lá na praia e ela ia-me ensinando.

Já tive prai 4 aulas, porque como sabem temos passado os fds quase todos fora, e ela durante a semana fica em Niterói a produzir a vender por lá.Já aprendi umas coisinhas básicas de macramé e de fio de aço, mas ainda falta muuuuuuuuuuuito para aquilo que quero lol. Ainda tenho muito para treinar e aprender até conseguir inventar as minhas coisas e conjugar várias técnicas. Mas com o tempo vou lá.. Vou sair daqui cheia de novos conhecimentos: artesanato e gestão lol, pode ser que ainda me lembre de mais alguma coisa para explorar..

Muitos beijinhos!


Sem comentários:

Enviar um comentário